Gerente de Operações da Reflorestar visita fábricas da Sany na China

Visita a fabrica da Sany-China

Para atender bem o mercado é importante conhecer de perto as principais tendências que surgem nele. Foi com esse pensamento na bagagem que nosso Gerente Geral de Operações, Nilo Neiva, embarcou para uma viagem à China, entre os dias 11 e 15 de março, a fim de conhecer algumas das unidades fabris da Sany, fabricante de equipamentos que responde por 20% da nossa frota.

Nilo participou de uma comitiva organizada pelo Grupo Timber, revendedor Sany no Brasil. O grupo foi recebido pelo vice-presidente da Sany, Wang Zhen, e visitou quatro das 25 fábricas da empresa na China, além do campo de testes dos equipamentos. Locais onde são produzidas, por exemplo, escavadeiras de 7 a 170 toneladas, pás carregadeiras e caminhões elétricos. “É necessário olhar para frente com visão de futuro. Essa visita foi uma oportunidade para ouvir e sermos ouvidos em nossas demandas. Além disso, conhecemos processos produtivos, controles de qualidade e uma tendência que aponta para a autonomia dos elétricos”, comenta Nilo Neiva.

Tração elétrica como tendência

Na visita às fábricas da Sany, ficou claro que veículos movidos a eletricidade são uma forte tendência apresentada pela empresa chinesa. A marca já projeta 40% de suas pás carregadeiras e 70% de seus caminhões em versões elétricas. A tendência parece ser algo cultural no país, mesmo no dia a dia das pessoas.

Dados de 2023 do Center of Automotive Management mostram que o país comprou 57% de todos os carros elétricos produzidos no mundo no ano passado. Esses veículos já respondem por 23,7% do total de veículos na China, informações locais apontam para 60% da frota. “Com tanta fonte de energia no Brasil, vento, água, sol, lítio, precisamos pensar mais sobre isso”, observa Nilo.