Nossa atuação no mercado florestal só é possível porque mantemos um exercício constante de capacitação e desenvolvimento do nosso time, não por acaso, esse é um compromisso para nós.
Um exemplo disso foi o treinamento com foco em inteligência emocional realizado por toda a nossa alta liderança no mês de maio. O objetivo foi trabalhar e fortalecer em nossos líderes competências de comunicação e senso de dono – dois pilares importantes do nosso posicionamento estratégico.
O treinamento teve como base o livro Responsabilidade Extrema, escrito pelos ex-oficiais da marinha dos Estados Unidos durante a ocupação no Iraque, de Jocko Willink e Leif Babin. No texto, eles trazem preceitos de lideranças que aplicavam durante as missões militares e que hoje compartilham com líderes de diferentes tipos de organizações.
Reunidos em uma fazenda que foi preparada para recebê-los, os líderes da Reflorestar tiveram de cumprir uma série tarefas em grupo, testando sua capacidade de organização, liderança, comunicação, trabalho em equipe e entrega. A cada dinâmica, deveriam relatar pontos fracos da execução e oportunidades de melhora para as tarefas seguintes. Em três dias e meio de treinamento, foram realizados 13 circuitos com três a quatro atividades em cada um.
“Acredito que cada um saiu desse treinamento se conhecendo um pouco melhor. Além disso, a Reflorestar ganha um poder de reação a desafios muito maior, tendo em vista que passamos a ser uma equipe ainda mais coesa”, conta o gerente de operações florestais, Tiago Werneck, uma das lideranças treinadas.
“Tivemos líderes que descobriram competências que não estavam usando ou mesmo desconheciam, principalmente os que se colocaram em uma situação de desafio”, comenta o diretor florestal, Igor Souza, que acompanhou de perto o treinamento. “Esse treinamento demonstrou a força que o nosso time tem quando trabalha em equipe, em uma única direção. Cada um tem a sua individualidade, mas unindo conhecimentos, competências e habilidades, o retorno para a empresa é muito significativo”, avalia.