Estratégia, eficiência e sustentabilidade: nossas lideranças trazer sua visão para 2025 na Reflorestar

Imagem com montagem de colaboradores da Reflorestar com suas selfies em pequenos quadrados.


Na Convenção de Resultados, realizada entre 21 e 23 de janeiro, em Augusto de Lima (MG), as lideranças da Reflorestar analisaram o desempenho de 2024 e definiram diretrizes estratégicas para 2025. Sob o tema “Do solo ao topo: unindo culturas e expandindo horizontes”, o encontro destacou a importância do crescimento colaborativo e sustentável, conectando conhecimento e criando oportunidades para
colaboradores, clientes e comunidades.

O diretor florestal, Igor Souza, trouxe uma visão abrangente dos resultados de 2024 e destacou os desafios para o novo ano. “Teremos um ano desafiador que vai exigir seleção criteriosa de recursos para garantir a sustentabilidade do negócio”, afirmou. Segundo ele, o foco em excelência, eficiência e confiabilidade será fundamental para manter o ritmo de crescimento e agregar valor ao setor florestal.

Durante a convenção, os gestores apresentaram os resultados de seus contratos, compartilhando conquistas, desafios e perspectivas para o futuro. Confira como as lideranças da Reflorestar enxergam os desafios e oportunidades de 2025 no setor: “Em um momento de plena expansão dos setores de Colheita, Silvicultura e Carregamento de Madeira, a Reflorestar tem como desafio a formação e desenvolvimento de novas lideranças. Garantir um crescimento sustentável passa por fortalecer nossa cultura organizacional, mantendo a sinergia entre colaboradores, clientes e parceiros.”

Tiago Werneck, gerente de contratos de Colheita Florestal

“Nossa maior perspectiva para 2025 é atender nossos clientes com uma equipe engajada, adaptável e preparada para os desafios logísticos. Investiremos na capacitação do nosso capital humano, fortalecendo nossa cultura e garantindo uma operação segura. Atingimos 3.500 dias sem acidentes com afastamento e seguiremos priorizando a segurança como valor essencial.”

Miliana Rui, gerente de contratos de Carregamento de Madeira

“Os maiores desafios para 2025 são manter a evolução nos indicadores de segurança, intensificando a qualidade das campanhas e garantindo o cumprimento das métricas e ferramentas alinhadas às melhores práticas operacionais. Nosso objetivo principal é tornar o ambiente de trabalho cada vez mais seguro para as pessoas.”

André Henrique de Paula, gerente de Segurança e Qualidade

“Um dos pilares do nosso planejamento estratégico é a gestão financeira, que nos possibilita ter um fluxo de caixa forte, o que será ainda mais desafiador em 2025, diante das condições do mercado. Vamos intensificar as análises de custo, unindo controladoria e operação para entregar soluções sustentáveis aos nossos clientes e garantir a estabilidade econômica da Reflorestar.”

Rosânia Ramalho, gerente de Controladoria

“Após um ano de consolidação do nosso potencial no mercado, chegou a hora de colocar em prática as soluções que desenvolvemos. Neste primeiro trimestre, mobilizaremos quatro novos contratos que reforçam nossa atuação mecanizada na Silvicultura. Essas operações serão um marco para a Reflorestar, trazendo maior visibilidade e sustentabilidade ao nosso negócio.”

Paulo Gustavo Souza, gerente de Silvicultura

“O cuidado com as pessoas segue como prioridade. Em 2025, vamos fortalecer a capacitação, atrair novos talentos e valorizar os profissionais que constroem a Reflorestar há 20 anos. O desafio está em desenvolver estratégias para a retenção de mão de obra qualificada, além de investir em tecnologia, saúde e bem-estar,
promovendo um ambiente de trabalho cada vez mais humano e produtivo.”

Olívia Mislene, Gerente de RH

“Com a previsão de crescimento da Reflorestar em 2025, o setor Administrativo enfrentará desafios significativos, como o aumento da demanda por suprimentos, informações e processos mais ágeis. Para garantir eficiência, estamos investindo em sistemas de gestão para otimizar as rotinas administrativas, fortalecendo a integração entre as equipes e aprimorando o planejamento.”

Bruno Soares, gerente geral Administrativo

“A oscilação entre oferta e demanda pelo produto final impacta diretamente a produtividade da colheita, exigindo adaptação constante. Além disso, a falta de mão de obra desafia o setor, mas também abre espaço para diferenciação. Para enfrentar esses cenários, a Reflorestar investe em treinamento, melhores condições de trabalho e tecnologia, como digitalização de processos e equipamentos mais eficientes. Esses
temas foram centrais na 4ª Convenção de Resultados, reforçando que inovação e
adaptação são essenciais para o futuro do setor.”

Nilo Neiva, gerente geral de Operações Florestais

A Convenção de Resultados da Reflorestar demonstrou o compromisso da empresa em evoluir de forma sustentável, valorizando as pessoas, investindo em inovação e promovendo a segurança em todas as suas operações. Com metas claras e lideranças engajadas, a Reflorestar está pronta para crescer ainda mais em 2025.